sexta-feira, 30 de maio de 2014

MEMBROS INFERIORES

MEMBROS  INFERIORES 





Os membros inferiores estão ligados ao tronco por ossos que constituem os chamados cíngulos, formado pelos ossos do quadril. São destinados à locomoção e sustentação do peso.


OSSOS DOS MEMBROS INFERIORES

Os ossos do quadril unem- se anteriormente na sínfise púbica, e posteriormente articulam- se na face da parte lateral do osso sacro. O fêmur é um osso da coxa que se articula com os ossos do quadril  e da  tíbia. Formando o esqueleto da perna e unindo o esqueleto do pé estão a tíbia e a fíbula.



OSSOS DO QUADRIL



O osso do quadril é um osso plano e irregular, participa das articulações com o sacro e o fêmur. Possui função de movimento,  proteção dos órgãos pélvicos  e transmite aos membros inferiores o peso de todos os segmentos do corpo situados acima dele.
Sua formação envolve três ossos isolados: o ílio, o ísquio e o pubis.
 




Identifica- se o acetábulo onde é possível localizar uma porção lisa  que irá articular a cabeça do fêmur. A porção do ílio situa- se superiormente ao acetábulo e constituem a face glútea da asa do ílio, pois serve para a fixação dos músculos glúteos.



ANATOMIA DE  SUPERFÍCIE

A crista ilíaca pode ser palpada , e  a espinha ilíaca antero posterior é um ponto de referência frequentemente utilizado em antropometria e na prática médica.



CONSTRUÇÃO DA PELVE

Constituida pela pelve maior , que aloja órgãos abdominais e pela pelve menor , que aloja os órgãos do sistema genital.




FÊMUR

 

 É  o maior osso do esqueleto. Classificado como osso longo, apresenta duas epífises  (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo. O fêmur articula- se  pela sua extremidade proximal com o osso do quadril, e pela extremidade distal com a tíbia.




Vasos de pequeno calibre penetram no colo do fêmur e constituem a fonte mais importante de irrrigação sanguínea. Na vista anterior  mostra uma linha saliente , o trocanter maior, que está em conexão com uma projeção óssea menor e medial, o trocanter menor.




Na  epífise distal se espande duas massas volumosas, chamadas de côndilos medial e lateral  que estão unidas anteriormente numa superfície lisa, a face patelar.

Na parte superior do côndilo medial há uma projessão óssea denominada tubérculo do adutor do fêmur. 


TÍBIA E FÍBULA


São dois ossos longos e unidos e juntos com a membrana interóssea ,  formam o esqueleto da perna. A tíbia é medial e mais robusta que a  fíbula,  que se articula com o fêmur pela sua extremidade proximal  e é responsável pela transmissão direta do peso em direção  ao pé.

A extremidade distal da tíbia  termina em uma robusta projeção óssea chamada de maléolo medial,  facilmente palpável  sobre a pele. Na parte posterior do maléolo está presente o sulco maleolar no qual se aloja o tendão.

A extremidade distal da fíbula apresenta forma triangular e sua superfície lateral  é palpável no nível do tornozelo. Na superfície medial  nota- se uma face que irá se articular com tálus.



PATELA




Classificada como ossso sesamóide por estar incluído no tendão de inserção do músculo quadríceps femoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário